A caridade do pobre para com o rico
A alegria que o pobre tem de que o outro seja rico é a forma de esmola que o pobre pode fazer ao rico. A formulação exata é bem mais espirituosa, mas o pensamento é esse. Quer dizer, assim como o rico deve dar ao pobre uma esmola, o pobre deve ao rico uma esmola também. E a esmola que o pobre deve ao rico é a alegria de que o rico seja rico.
Eu não conheço fórmula mais anti-igualitária do que essa. Mas é uma fórmula muito de acordo com a caridade, e que provém da seguinte demonstração. Para efeito didático, primeiro vamos nos transpor para o Céu e depois fazemos a aplicação na terra.
Na hierarquia angélica a existência do anjo superior dá alegria ao anjo inferior
Considerem um anjo da guarda. Como se sabe, os anjos da guarda são os anjos menos elevados dos coros angélicos. Tirando os anjos da guarda das instituições ou de certas pessoas muito chamadas a quem a Providência quer proteger mais especialmente, tirando esses anjos da guarda, os outros anjos da guarda comuns são do coro menos elevado dos anjos. Na hierarquia dos valores, entre Deus e eles há vários outros coros de anjos. Eles contemplam portanto a superioridade desses coros de anjos e acima deles contemplam a infinita superioridade de Deus.
E qual é a explicação pela qual Deus considera que a presença desses coros superiores é um fator de alegria para esses coros inferiores?
Segundo o modo revolucionário de raciocinar, todos esses coros superiores deveriam pesar como uma super estrutura que oprime, que humilha os coros inferiores. ” Por que é que esse, aqueles e aqueles outros anjos são mais do que eu? Não posso compreender “.
Mas segundo a Doutrina Católica o anjo de uma categoria menos elevada contemplando um anjo de uma categoria mais elevada, não há um corte entre um e outro. Pelo contrário, ao ver o de categoria mais elevada, ele admira, e no admirar abre seus horizontes, amplia seu amor e se eleva. Ele não se eleva até o nível do outro, mas ele se eleva de algum modo acima de si mesmo, acima do nível em que ele ficaria se não conhecesse aquele anjo superior. De maneira que o simples existir do anjo superior é um benefício para o anjo inferior. Dá alegria ao anjo inferior.
Extraído de conferência em Serra Negra – 22.Setembro.1983
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