A catedral é figura da Cidade de Deus, da Jerusalém Celeste, imagem do Paraíso, como afirma a liturgia da sagração das igrejas.
As paredes laterais são símbolos do antigo e do novo testamento. Os pilares e as colunas são os Profetas e os Apóstolos que [...]
Leia mais
A vida não é um sonho, a vida é um pesadelo que se transforma numa epopéia quando a gente a vive por amor de Deus.
Plinio Corrêa de Oliveira, (02/09/94)
Leia mais
A cerveja que transborda numa caneca de porcelana
Eis uma imagem que pode dar a ideia do que é entusiasmo: numa confeitaria ou restaurante, um garçom serve numa caneca de porcelana — própria para chope — uma cerveja espumosa. E depois de posta a cerveja [...]
Leia mais
O universo da santidade é muito mais ordenado, elevado e bonito do que todas as estrelas do céu, as belezas da natureza, as magnificências da arte.
A santidade é o centro do mundo.
Sem santidade o mundo não teria sentido, nem graça, mesmo no que ele [...]
Leia mais
A coragem é pacífica. O homem corajoso tem paz porque resolveu correr o risco e, portanto, enfrenta o perigo movido pela deliberação que tomou.
A coragem supõe uma luta contínua contra o medo. Porque o corajoso não é aquele que não tem medo. Quem não [...]
Leia mais
O estado de espírito católico é um misto de seriedade, de visão de longo alcance, de força calma, compassada, positiva, capaz de remover qualquer obstáculo, de vencer qualquer distância e chegar até onde deve chegar.
Ao mesmo tempo é afável e gentil, mas capaz de [...]
Leia mais
Em plena infância meu espírito ficou, felizmente, incapaz de funcionar a não ser em função de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Igreja.
Porque é o padrão segundo o qual tudo se julga bem e fora do qual eu fico gagá, incapaz.
Essa incapacidade é uma [...]
Leia mais
O medíocre é o que desistiu do imprevisível e do irrealizável.
Plinio Corrêa de Oliveira, 4/5/88
Leia mais
O substrato mais profundo da retidão de alma é o gosto de admirar.
O homem que passa a vida procurando admirar, amar e servir a virtude e a santidade encontra nisto o seu prazer e a sua alegria. Assim, ele sente mais deleite em estar [...]
Leia mais
No momento em que São Miguel exclamou “Quis ut Deus!” e uma grande luta se fez no céu, ele revelou algo da natureza angélica que sem esse lance combativo não se perceberia bem.
A combatividade não é uma simples confissão de fé, o que a [...]
Leia mais
Deixe uma resposta