O medíocre é aquele que desistiu do imprevisível e do irrealizável.
Plinio Corrêa de Oliveira, 4/5/88
Leia mais
Desde cedo Nossa Senhora me concedeu a graça de perceber que a fé católica era o maior valor da Terra, mais precioso que a luz dos meus olhos, mais inestimável que os meus dias, mais rico do que tudo.
E que, portanto, viver era viver [...]
Leia mais
Todo homem é grande, desde que seja fiel.
Não há coisa que se pague com um preço mais caro do que a grandeza! E ela não seria grandeza se fosse possível a ter sem ser um crucificado, pois grande não é o que tem grandes [...]
Leia mais
Devemos procurar, em nossa existência terrena, as almas honestas, conhecê-las, amá-las e saber discernir nelas o esplendor do bem.
Devemos nos alegrar com essa bondade, até mesmo comparando-a e contrastando-a com o que há de mal em torno dela.
Devemos ter genuíno comprazimento ao ver que [...]
Leia mais
Aristocratismo não é uma forma de gozar a vida: É uma forma de admirar a Deus nas coisas que existem. Assim é que se deve definir o aristocratismo.
É uma atitude religiosa e sacral diante das coisas criadas.
Plinio Corrêa de Oliveira, 74-03-17
Leia mais
Eu imagino que cada um de nós é sósia espiritual, psicológico, do próprio anjo da guarda. E, assim como é legítimo que um pai tenha preferência por um filho que seja mais parecido com ele, assim também se pode compreender que um anjo tenha [...]
Leia mais
O Profeta Jeremias foi aquele que mais chorou a queda de Jerusalém e, profeticamente, a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste sentido, é um dos profetas mais cheios de tristeza e de lamentações. Foi o profeta das lágrimas que melhor profetizou [...]
Leia mais
O “Pulchrum” é o filho santo, nascido das castas núpcias entre a Verdade e o Bem.
Perguntar se a ordem temporal tem algum papel na salvação equivale a indagar se toda aquela obra que Deus fez em sete dias interessa à salvação.
Quando o homem se [...]
Leia mais
Muito, muito cedo, — como todo católico — eu fui batizado. Com alguns meses de idade. Assim mesmo, mais tarde do que se costumava batizar as crianças.
Batizado, recebi o dom inestimável da Fé Católica, Apostólica e Romana.
E, pela minha formação de família, pela influência [...]
Leia mais
O mal que a Renascença pagã fez às almas foi difundir pela arte um estado de espírito impalpável, mas contagioso, capaz de contradizer, discretamente, todas as ideias da Igreja sobre perfeição moral.
Plinio Corrêa de Oliveira, in “Catolicismo” – janeiro de 1957
Leia mais
Deixe uma resposta