A santidade é a “pulchritude” das “pulchritudes”. O “pulchrum” da alma de um homem é o “pulchrum” de ser alma
O “pulchrum” da virtude de um homem é o “pulchrum” de estar bem ordenado, de estar bem internamente consigo, com Deus, com os outros.
Plinio Corrêa [...]
Leia mais
O gráfico verdadeiro dos Anjos não seria uma pirâmide que encosta sua base noutra pirâmide e assim por diante. A perspectiva seria um fio de linha luminoso de puros espíritos que chegariam até o lugar aonde ninguém chega, nem eles mesmos: o trono de [...]
Leia mais
Os sacramentos e a vida espiritual
“Dr. Plinio, o senhor diz todas essas coisas, que me convencem, mas não me vencem; na hora dura do sacrifício, sei que não vou ter coragem, e, depois de ouvir o senhor, saio daqui mais desanimado.”
Frequência aos Sacramentos, confiança [...]
Leia mais
As hipóteses são o turismo do pensamento.
(Plinio Corrêa de Oliveira, 30-04-1992)
Leia mais
O mal que a Renascença pagã fez às almas foi difundir pela arte um estado de espírito impalpável, mas contagioso, capaz de contradizer, discretamente, todas as ideias da Igreja sobre perfeição moral.
Plinio Corrêa de Oliveira, in “Catolicismo” – janeiro de 1957
Leia mais
O sofrimento era alguma coisa tão ligada à vida dela e a todo o ser dela, que eu em pequeno, às vezes, notava que ela estava sofrendo, percebia que era um sofrimento, mas não sabia por que é que era.
Ficava assim olhando para ela [...]
Leia mais
Se algum apóstolo quiser saber como será julgada sua vida no Tribunal Eterno, não indague tanto sobre os caminhos que palmilhou ou as gotas de suor que de sua fronte gotejaram.
Indague, sim, das horas passadas de rosário em punho, aos pés do Tabernáculo.
Plinio Corrêa de [...]
Leia mais
Uma das mais notáveis utilidades da História consiste precisamente nisto: apresentar-nos uma fiel imagem do passado, a fim de que melhor conheçamos o presente.
Poder-se-ia dizer que a vida é a mestra da História, pois entendendo a vida, conhece-se melhor a História.
(Plinio Corrêa de [...]
Leia mais
O universo da santidade é muito mais ordenado, elevado e bonito do que todas as estrelas do céu, as belezas da natureza, as magnificências da arte.
A santidade é o centro do mundo.
Sem santidade o mundo não teria sentido, nem graça, mesmo no que ele [...]
Leia mais
Devemos procurar, em nossa existência terrena, as almas honestas, conhecê-las, amá-las e saber discernir nelas o esplendor do bem.
Devemos nos alegrar com essa bondade, até mesmo comparando-a e contrastando-a com o que há de mal em torno dela.
Devemos ter genuíno comprazimento ao ver que [...]
Leia mais
Deixe uma resposta