A catedral é figura da Cidade de Deus, da Jerusalém Celeste, imagem do Paraíso, como afirma a liturgia da sagração das igrejas.
As paredes laterais são símbolos do antigo e do novo testamento. Os pilares e as colunas são os Profetas e os Apóstolos que [...]
Leia mais
Discernindo a harmonia e a afabilidade nos contrastes geográficos mais surpreendentes, Dr. Plinio apresenta duas fisionomias do Brasil, pouco ressaltadas nos discursos patrióticos, e que nos apresentam uma síntese a respeito deste imenso país, tão rico em variedades.
Há um contraste entre a fisionomia espiritual, [...]
Leia mais
O universo da santidade é muito mais ordenado, elevado e bonito do que todas as estrelas do céu, as belezas da natureza, as magnificências da arte.
A santidade é o centro do mundo.
Sem santidade o mundo não teria sentido, nem graça, mesmo no que ele [...]
Leia mais
A rosa, a orquídea, a tulipa, três belas flores criadas por Deus. Que ensinamentos elas nos dão? Acompanhemos Dr. Plinio na consideração destas maravilhas.
Há três flores que especialmente me agradam: a tulipa, a rosa e a orquídea.
A rosa
Para meu gosto pessoal, a rosa ocupa o [...]
Leia mais
Jesus recebe a todos
Quis a Providência que o Menino Jesus recebesse a visita de três sábios — que, segundo uma venerável tradição, eram também reis — e alguns pastores. Dois extremos da escala humana de valores. A graça divina, que chamou para junto da [...]
Leia mais
No momento em que São Miguel exclamou “Quis ut Deus!” e uma grande luta se fez no céu, ele revelou algo da natureza angélica que sem esse lance combativo não se perceberia bem.
A combatividade não é uma simples confissão de fé, o que a [...]
Leia mais
Em sua infinita benevolência, Deus adornou certos vales com uma doçura especial, cuja amenidade e poesia contrastam com a majestade e o agreste das montanhas que os circundam.
Neles, a prodigalidade divina dispôs que as flores se apresentassem com rara e envolvente beleza, superando em [...]
Leia mais
Deus, para atender a gloriosa intercessão de Nossa Senhora – que nunca deixou de ser atendida – como quê passa a borracha sobre o plano escrito a lápis da História, e deixa Nossa Senhora traçar a ouro o plano verdadeiro.
Plinio Corrêa de Oliveira (15/0/1982)
Leia mais
Por sua presença, a Dama de Caridade (Associação católica fundada por S. Vicente de Paulo) dá ao enfermo a convicção de que no mundo ainda existe esta flor raríssima e inestimável, que é a compaixão desinteressada.
Plinio Corrêa de Oliveira, Folha de São Paulo, 06.12.70
Leia mais
O Profeta Jeremias foi aquele que mais chorou a queda de Jerusalém e, profeticamente, a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste sentido, é um dos profetas mais cheios de tristeza e de lamentações. Foi o profeta das lágrimas que melhor profetizou [...]
Leia mais
Deixe uma resposta