A fisionomia de Santa Catarina de Bolonha é distendida. O mais expressivo deste semblante está nos lábios cerrados, longos e finos, com um leve sorriso, ao mesmo tempo de afabilidade e de acolhida, como quem, com muita suavidade, mas com uma enorme transcendência, sorri [...]
Leia mais
Há um estímulo que a carência dos seres inferiores dá — à abundância dos superiores –, para que estes desdobrem de dentro de si mesmos as sinfonias naturais que eles contêm e cantem o cântico para suprir as carências dos inferiores.
Plinio Corrêa de Oliveira, [...]
Leia mais
Santa Verônica
Além da dor física, os sofrimentos de Nosso Senhor provocavam n’Ele uma dor moral que nenhum homem pode calcular, pois transcende todo o entendimento humano.
Verônica, contemplando-O assim, teve pena. Ela teve coragem de ver a dor d’Ele, olhou de frente, e disse: “Meu [...]
Leia mais
Uma das mais notáveis utilidades da História consiste precisamente nisto: apresentar-nos uma fiel imagem do passado, a fim de que melhor conheçamos o presente.
Poder-se-ia dizer que a vida é a mestra da História, pois entendendo a vida, conhece-se melhor a História.
(Plinio Corrêa de [...]
Leia mais
O Batismo, “lumen” da vida
É costume brasileiro festejar a data em que a pessoa nasceu, mas o costume em muitos países da Europa é de festejar a data de seu patrono. Eu tenho impressão de que nenhum costume será mais adequado para o Reino [...]
Leia mais
O “Pulchrum” é o filho santo, nascido das castas núpcias entre a Verdade e o Bem.
Perguntar se a ordem temporal tem algum papel na salvação equivale a indagar se toda aquela obra que Deus fez em sete dias interessa à salvação.
Quando o homem se [...]
Leia mais
Divina visita
Qual não seria nossa alegria ao saber que à porta de nossa residência está um personagem ilustre, o qual veio nos visitar? Como o receberíamos?
Imaginemos que, de repente, parasse diante de nossa casa um magnífico Rolls-Royce, e dele descesse um ajudante de campo, [...]
Leia mais
O homem que amou o sublime a vida inteira e procurou conhecê-lo, percebê-lo, admirá-lo em tudo, como o sol de sua vida, enfim, seria sublime e teria todas as bem-aventuranças, e seria levado a ter episódios sublimes! Porque quem ama a sublimidade, nele a [...]
Leia mais
A beleza do sofrimento do sofrimento bem aceito, e do sofrimento bem aceito quer dizer:
Sofrimento que eu recebo e contra o qual eu arco o meu peito, não vergo e percebo a beleza de minha reação dentro do sofrimento.
Plinio Corrêa de Oliveira (19/6/95)
Leia mais
O medíocre é aquele que desistiu do imprevisível e do irrealizável.
Plinio Corrêa de Oliveira, 4/5/88
Leia mais
Deixe uma resposta