Há um estímulo que a carência dos seres inferiores dá — à abundância dos superiores –, para que estes desdobrem de dentro de si mesmos as sinfonias naturais que eles contêm e cantem o cântico para suprir as carências dos inferiores.
Plinio Corrêa de Oliveira, [...]
Leia mais
Nas harmoniosas transições temperamentais de Dona Lucilia era visível um fundo de sacralidade, de Fé, de desapego inteiro de si, que convidava os outros a entrarem no estado de alma em que ela se encontrava para serem um com ela.
Havia qualquer coisa da relação [...]
Leia mais
Dona Lucilia fazia com que seu filho percebesse, continuamente, a beleza da retidão. De modo especial, ela o manifestava através do olhar. E além de ressaltar o que existe de belo na retidão, ela lhe dava a conhecer o repouso e a serenidade que [...]
Leia mais
À primeira vista, dir-se-ia que veneração e ternura são incompatíveis, mas, na realidade, tais sentimentos se confundem a propósito do carinho: sentindo-se objeto do carinho materno, o filho deseja retribuí-lo.
A veneração é a manifestação do grande respeito que um ser inferior presta a um [...]
Leia mais
Uma alma “angeliforme”, ou seja, consoante com seu Anjo da Guarda, é aquela que, em cada circunstância, procura o que há de mais elevado, e vive à procura do mais elevado.
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 6/12/1980)
Leia mais
Vendo Dona Lucilia tão meticulosa, precisa e exigente — embora bondosa e suave —, constituiu-se em Dr. Plinio um essencial aspecto de sua personalidade: a combatividade contrarrevolucionária.
No que Dona Lucilia concorreu para que eu fosse contrarrevolucionário?
Enganar-se-ia quem supusesse que ela fez discursos, explicando que [...]
Leia mais
Desde o seu tempo de mocinha, Dona Lucilia conservava a ideia de sublimidade da vida que era vista, nos seus aspectos religiosos, em dois canais: a Igreja e a Civilização Cristã. Ela queria viver catolicamente a ordem temporal, forçando essa ordem a servir de [...]
Leia mais
O xale tem algo de supérfluo que bem manuseado pode dar ares de nobreza, de dignidade. Para uma senhora que tem a idade do Sol quando se põe, convém um xale discreto, distinto, mas que orne os ocasos. E uma das cores adequadas para [...]
Leia mais
Cada pessoa é chamada a simbolizar de modo especial uma determinada virtude. Dona Lucilia representava a bondade e fazia todas as coisas, mesmo as pequenas, com esmero e perfeição. As recordações de Dr. Plinio transmitidas nesta conferência demonstram de sobejo essa realidade.
Dona Lucilia queria [...]
Leia mais
O afeto de Dona Lucilia para com os outros tinha como modelo o Sagrado Coração de Jesus, e o corolário desse afeto era a abnegação. Bem o contrário da mentalidade hollywoodiana, que se caracteriza pelo otimismo egoístico.
Na concepção de Dona Lucilia sobre as [...]
Leia mais
Deixe uma resposta