Se uma pessoa levar uma vida tranquila, com muita elevação de alma e com todas as tendências para o maravilhoso e para o sobrenatural muito acesas, ela recebe um bem estar, uma acomodação agradável que faz com que as coisas comuns da vida, as [...]
Leia mais
As almas verdadeiramente nobres nunca se satisfazem com os panoramas intermediários. Elas sempre querem diretamente tudo. Não é simplesmente desejar algo a mais. É desejar tudo!
Plinio Corrêa de Oliveira, 26-05-1988
(ilustração: gravura de São Domingos Sávio)
Leia mais
No contato com Dona Lucilia, uma comunicação da graça oposta ao egoísmo, ao sentimentalismo e outros vícios existentes na alma revolucionária.
Pelo que tenho notado, a ação de Dona Lucilia junto a alguém move a alma a deixar a posição errada de egoísmo e a [...]
Leia mais
Das preces recitadas na Sexta-Feira Santa, em sua mocidade, até as demoradas orações junto à imagem do Coração de Jesus, quando já respeitável anciã, Dona Lucília dedicou-se cada vez mais à vida interior, cultivando-a com maior intensidade nos últimos anos de sua existência. Dr. [...]
Leia mais
Embora fosse bondosíssima, Dona Lucilia sabia ser intransigente, quando necessário. Porém, ao tomar uma atitude de firmeza em relação aos defeitos de alguém, ela o fazia à semelhança de um farol: iluminava sem ferir.
Mamãe exercia uma ação a mais tranquilizante, a mais sobrenaturalizante [...]
Leia mais
Por maiores que sejam as dificuldades, espirituais ou temporais, que devemos enfrentar em nossa vida, a atitude constante que nos cumpre ter diante delas é a de uma confiança incondicional em Nossa Senhora.
Na certeza desse socorro materno encontramos a coragem para fazermos face a [...]
Leia mais
A santidade é a “pulchritude” das “pulchritudes”. O “pulchrum” da alma de um homem é o “pulchrum” de ser alma
O “pulchrum” da virtude de um homem é o “pulchrum” de estar bem ordenado, de estar bem internamente consigo, com Deus, com os outros.
Plinio Corrêa [...]
Leia mais
Para Dona Lucilia, o convívio harmonioso, em função de Deus, representava uma condição indispensável para a felicidade. Considerar um futuro onde isso não estivesse presente seria como olhar para o horizonte em que o Sol declina e se vai fazendo noite.
Os presentes neste auditório [...]
Leia mais
Devido à influência da Revolução, as pessoas têm uma espécie de intolerância para com o sofrimento, ficando inconformadas quando este se apresenta. Dona Lucilia, pelo contrário, possuía uma total conformidade com a dor. Embora sofresse muito, possuía uma doçura e uma luminosidade dentro da [...]
Leia mais
Dona Lucilia foi uma senhora tipicamente do século XIX. Nela sobressaem profundidades de alma que lhe deram força para ser fiel aos planos que a Providência quis traçar para ela. Sem dúvida, ela lançou um novo padrão humano permeado de bondade, tristeza, resignação e [...]
Leia mais
Deixe uma resposta