Aristocratismo não é uma forma de gozar a vida: É uma forma de admirar a Deus nas coisas que existem. Assim é que se deve definir o aristocratismo.
É uma atitude religiosa e sacral diante das coisas criadas.
Plinio Corrêa de Oliveira, 74-03-17
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O verdadeiro progresso não é destruir, mas somar; não é romper, mas continuar para o alto.
Plinio Corrêa de Oliveira, Folha de São Paulo, 12.03.69
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Todo homem é grande, desde que seja fiel.
Não há coisa que se pague com um preço mais caro do que a grandeza! E ela não seria grandeza se fosse possível a ter sem ser um crucificado, pois grande não é o que tem grandes [...]
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O Mosteiro da Luz! Não sei se percebem a dignidade desse prédio! Ela fica mais em realce à noite do que durante o dia.
Vejam a segurança de si: ele é ele, mude em volta o que mudar, ele é ele, não se importa com [...]
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Creio que uma das características fundamentais do homem da Idade Média era possuir um estado de espírito afeito aos longos e serenos recolhimentos, durante os quais sua alma deambulava, com todas as suas possibilidades e faculdades, por todas as espécies de realidades. E sem [...]
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A alma é feita de tal maneira que, colocada diante daquilo que é segundo Deus, ela quer ainda mais.
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 10/11/1979)
Revista Dr Plinio (Fevereiro de 2012)
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O gosto pelo que é admirável abre o caminho para Deus. Quem não tem admiração não é capaz do amor de Deus.
Esse é um ponto fundamental para a vida espiritual.
Plinio Corrêa de Oliveira, 19-08-1994
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A verdadeira virtude consiste em que a gente saiba o que é essa virtude, tenha entusiasmo por ela e deteste o vício oposto. E, então, por causa disso, a pessoa tem coragem de praticar a virtude.
A prática da virtude, portanto, provém de uma coisa anterior: [...]
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O substrato mais profundo da retidão de alma é o gosto de admirar.
O homem que passa a vida procurando admirar, amar e servir a virtude e a santidade encontra nisto o seu prazer e a sua alegria. Assim, ele sente mais deleite em estar [...]
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O progresso, propriamente dito, apareceu com a Civilização Católica.
Foi uma mobilidade, uma elasticidade, uma vitalidade que a sociedade humana tomou batizando-se, e que lhe deu exatamente a possibilidade de modificação que nós notamos na melhor parte da História católica.
A sucessão deve ser feita de [...]
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