É muito mais bonito subir até o alto do Gólgota carregando a própria cruz, do que subir até as estrelas.
É ao mesmo tempo mais real e incomparavelmente mais nobre, mais verdadeiro e mais santo.
Plinio Corrêa de Oliveira, 07/06/1991
Leia mais
O homem que amou o sublime a vida inteira e procurou conhecê-lo, percebê-lo, admirá-lo em tudo, como o sol de sua vida, enfim, seria sublime e teria todas as bem-aventuranças, e seria levado a ter episódios sublimes! Porque quem ama a sublimidade, nele a [...]
Leia mais
A mãe ama seu filho quando é bom. Não o ama, porém, só por ser bom. Ama-o ainda quando mau.
Ama-o simplesmente por ser seu filho, carne de sua carne e sangue de seu sangue.
Ama-o generosamente, e até sem nenhuma retribuição. Ama-o no berço, quando [...]
Leia mais
Viver não é comer, beber e dormir, passear, vegetar. Viver é sentir saudades dos píncaros.
Para considerarmos bem as coisas do Céu, precisamos observar as coisas da Terra, criadas por Deus à maneira do Céu. Antes de tudo a Igreja Católica e depois os vários [...]
Leia mais
Não posso me esquecer de uma noite em que eu estava no Rio de Janeiro, na qual eu tinha os olhos fixados na estátua de Cristo Redentor no Corcovado, cercada pela neblina levantada do mar.
Durante algum tempo era apenas um foco de luz, no [...]
Leia mais
Uma alma “angeliforme”, ou seja, consoante com seu Anjo da Guarda, é aquela que, em cada circunstância, procura o que há de mais elevado, e vive à procura do mais elevado.
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 6/12/1980)
Leia mais
No momento em que São Miguel exclamou “Quis ut Deus!” e uma grande luta se fez no céu, ele revelou algo da natureza angélica que sem esse lance combativo não se perceberia bem.
A combatividade não é uma simples confissão de fé, o que a [...]
Leia mais
O mal que a Renascença pagã fez às almas foi difundir pela arte um estado de espírito impalpável, mas contagioso, capaz de contradizer, discretamente, todas as ideias da Igreja sobre perfeição moral.
Plinio Corrêa de Oliveira, in “Catolicismo” – janeiro de 1957
Leia mais
Para que a hierarquia social seja legítima, essencial é que as honras dadas a uns não cheguem a ponto de importar em desonra para outros, mas que, pelo contrário, todos participem, em graus diversos, da plena honorabilidade indissociável da dignidade do homem e do [...]
Leia mais
A cortesia é a perfeita relação que passa por cima do abismo que há de homem para homem. Essa força que liga este abismo chama-se amor fraterno católico.
A cortesia é o lado cheio de respeito, distinção e afeto que une as pessoas diferentes e [...]
Leia mais
Deixe uma resposta