A perenidade da Igreja.
De fato, toda grande instituição que vem do fundo dos séculos e caminha séculos para frente, a fim de alcançar genuína glória precisa ter algo pelo menos desse ocaso em que se misturam todas as épocas já vividas por ela.
Sem esse [...]
Leia mais
Ainda que não consigamos expressar o que nos vai à alma quando nos deparamos com a beleza posta por Deus em suas criaturas, estas nos encantam e arrebatam.
Dr. Plinio, entretanto, além de enlevar-se com elas, era capaz de, ao analisá-las, explicitar verdadeiras maravilhas.
Quando o [...]
Leia mais
A santidade é a “pulchritude” das “pulchritudes”. O “pulchrum” da alma de um homem é o “pulchrum” de ser alma
O “pulchrum” da virtude de um homem é o “pulchrum” de estar bem ordenado, de estar bem internamente consigo, com Deus, com os outros.
Plinio Corrêa [...]
Leia mais
Se a gente não explicita o mal e não o desvela, ele influencia nossa alma e nos arrasta. Com o bem, é diferente, ou a gente o explicita, ou ele não nos influencia. Plinio Corrêa de Oliveira, 15-9-87
Leia mais
O substrato mais profundo da retidão de alma é o gosto de admirar.
O homem que passa a vida procurando admirar, amar e servir a virtude e a santidade encontra nisto o seu prazer e a sua alegria. Assim, ele sente mais deleite em estar [...]
Leia mais
A beleza do sofrimento do sofrimento bem aceito, e do sofrimento bem aceito quer dizer:
Sofrimento que eu recebo e contra o qual eu arco o meu peito, não vergo e percebo a beleza de minha reação dentro do sofrimento.
Plinio Corrêa de Oliveira (19/6/95)
Leia mais
Nosso Senhor Jesus Cristo é o modelo de tudo quanto há de bom, grandioso e belo no mundo. Se Ele não tivesse existido ou não fosse Deus, a vida terrena seria algo tão fútil e vazia, uma mera sucessão de deleites alternados com sofrimentos [...]
Leia mais
A alma é feita de tal maneira que, colocada diante daquilo que é segundo Deus, ela quer ainda mais.
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 10/11/1979)
Revista Dr Plinio (Fevereiro de 2012)
Leia mais
Aristocratismo não é uma forma de gozar a vida: É uma forma de admirar a Deus nas coisas que existem. Assim é que se deve definir o aristocratismo.
É uma atitude religiosa e sacral diante das coisas criadas.
Plinio Corrêa de Oliveira, 74-03-17
Leia mais
Essa é a famosa imagem de ferro de São Pedro, antiquíssima, datada ainda do tempo anterior à Idade Média, que todos os fiéis vem beijar.
Estava na velha Basílica de São Pedro. Quando a Basílica foi destruída para dar origem à construção desta, a imagem [...]
Leia mais
Deixe uma resposta