Momento precioso é aquele em que, a propósito de algum reflexo criado da incriada beleza divina, a graça nos toca e nos dirige este convite: “Meu filho, pare e contemple! Através dessa maravilha, Deus toma contato com sua alma, lhe diz algo, e é [...]
Leia mais
Nosso Senhor caminhou para a Cruz como um rei caminharia para o trono no dia de sua coroação.
A dor de encontro à qual a gente caminha com o passo firme.. de algum modo diminui. A dor da qual a gente foge, vai crescendo à [...]
Leia mais
O mal que a Renascença pagã fez às almas foi difundir pela arte um estado de espírito impalpável, mas contagioso, capaz de contradizer, discretamente, todas as ideias da Igreja sobre perfeição moral.
Plinio Corrêa de Oliveira, in “Catolicismo” – janeiro de 1957
Leia mais
Os sacramentos e a vida espiritual
“Dr. Plinio, o senhor diz todas essas coisas, que me convencem, mas não me vencem; na hora dura do sacrifício, sei que não vou ter coragem, e, depois de ouvir o senhor, saio daqui mais desanimado.”
Frequência aos Sacramentos, confiança [...]
Leia mais
O substrato mais profundo da retidão de alma é o gosto de admirar.
O homem que passa a vida procurando admirar, amar e servir a virtude e a santidade encontra nisto o seu prazer e a sua alegria. Assim, ele sente mais deleite em estar [...]
Leia mais
No momento em que São Miguel exclamou “Quis ut Deus!” e uma grande luta se fez no céu, ele revelou algo da natureza angélica que sem esse lance combativo não se perceberia bem.
A combatividade não é uma simples confissão de fé, o que a [...]
Leia mais
A cortesia é a perfeita relação que passa por cima do abismo que há de homem para homem. Essa força que liga este abismo chama-se amor fraterno católico.
A cortesia é o lado cheio de respeito, distinção e afeto que une as pessoas diferentes e [...]
Leia mais
Uma alma “angeliforme”, ou seja, consoante com seu Anjo da Guarda, é aquela que, em cada circunstância, procura o que há de mais elevado, e vive à procura do mais elevado.
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 6/12/1980)
Leia mais
É próprio da grandeza e da generosidade de Nosso Senhor, estar fazendo favores contínuos.
A presença dEle era um favor, cada palavra que Ele dizia era um favor, cada olhar que Ele dava era um favor, cada gesto era um favor.
Ele não podia estar presente [...]
Leia mais
Estabilidade não é imobilidade, mas a mobilidade na mesma rota. E a Tradição é a estabilidade móvel, na mesma rota.
Plinio Corrêa de Oliveira, 15-9-87
Leia mais
Deixe uma resposta