Os grandes homens não são aqueles que desprezam as coisas pequenas ou que só se interessam pelas grandes.
São aqueles que vêem grandes horizontes nas coisas pequenas.
(Plinio Corrêa de Oliveira, 3 de fevereiro de 1988)
Leia mais
Para terem uma ideia do que é a eternidade, imaginem um pássaro que, de cem em cem anos, passasse uma vez pelo Pão de Açúcar e roçasse com o bico aquela montanha, de maneira a retirar um pouquinho de farelo. Quantos séculos levaria esse [...]
Leia mais
A virtude da pureza
A pureza é uma virtude que é a abstenção dos prazeres proibidos. Especificamente, dos prazeres proibidos da carne.
É o privar-se desses prazeres, inteiramente, honestamente, de maneira que não se tenha não só um mau ato, mas não se tenha uma má [...]
Leia mais
Temos diante de nós uma coisa linda, mais bonita do que o mar, do que as estrelas, do que as montanhas, mais bonita do que os rios e as florestas: temos diante de nós a luta do dia a dia!
O verdadeiro apóstolo é o [...]
Leia mais
Ó Maria, abençoai-nos, cumulai-nos de graças e, mais do que todas, concedei-nos a graça das graças: Ó Mãe, uni intimamente a Vós este vosso Brasil!
Tornai sempre mais maternal o patrocínio tão generoso que nos outorgastes. Tornai sempre mais largo e misericordioso o perdão que [...]
Leia mais
Santa Verônica
Além da dor física, os sofrimentos de Nosso Senhor provocavam n’Ele uma dor moral que nenhum homem pode calcular, pois transcende todo o entendimento humano.
Verônica, contemplando-O assim, teve pena. Ela teve coragem de ver a dor d’Ele, olhou de frente, e disse: “Meu [...]
Leia mais
Viva a sua vida
Viva, sofra, lute, combata sua batalha!
Atravesse uma longa existência e seja a pessoa heroica em cuja alma se somam os diversos estados de espírito que a modelaram.
Seja alguém no qual dorme o passado e pulsa o futuro!
Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído [...]
Leia mais
Vitral e a plenitude
Vitral representa uma tal síntese, sempre prodigiosamente equilibrada, de cores diversas e desconcertantes, que temos neles todas as variedades, todas as formosuras que nunca cansam, dentro de uma unidade harmoniosa, sossegada, tranquila, passando-nos uma agradável sensação de plenitude.
Plinio Corrêa de Oliveira, [...]
Leia mais
No momento em que São Miguel exclamou “Quis ut Deus!” e uma grande luta se fez no céu, ele revelou algo da natureza angélica que sem esse lance combativo não se perceberia bem.
A combatividade não é uma simples confissão de fé, o que a [...]
Leia mais
Eu imagino que cada um de nós é sósia espiritual, psicológico, do próprio anjo da guarda. E, assim como é legítimo que um pai tenha preferência por um filho que seja mais parecido com ele, assim também se pode compreender que um anjo tenha [...]
Leia mais
Deixe uma resposta